As lesões pigmentadas são muito comuns e a esmagadora maioria é benigna. É amplamente reconhecido na comunidade médica que os lasers Q-Switched são as ferramentas ideais para remover efetivamente lesões pigmentadas benignas. Os sistemas de laser Q-Switched de comprimento de onda múltiplo e KTP com dupla frequência são capazes de produzir pulsos muito curtos de luz intensa que são absorvidos seletivamente por pigmentos específicos do tratamento de uma lesão.
Os sistemas de laser StarWalker da Fotona são as ferramentas perfeitas para o tratamento de uma ampla variedade de lesões pigmentadas, permitindo tratamentos para tudo, desde nevos (verrugas) e lesões vasculares a efélides, manchas solares e melasma. As lesões superficiais podem ser tratadas de maneira mais eficaz com o comprimento de onda de 532 nm, enquanto o comprimento de onda de 1064 nm pode ser usado para atingir lesões mais profundas.
O StarWalker é especialmente eficaz para condições difíceis de tratar devido à seletividade da luz Q-switched, permitindo separar apenas os pigmentos e não as células. Isso significa que a destruição do pigmento pode ocorrer sem remover a pele – um recurso exclusivo que também permite outras possibilidades de tratamento, como a remoção segura e eficaz de tatuagens multicoloridas e complexas.
Além dos lasers Q-Switched, os lasers Er:YAG também podem ser usados para ablação de ceratoses, pintas e outras lesões pigmentadas, permitindo a remoção da epiderme e derme superficial de forma controlada e relativamente sem sangue.
Estudos clínicos mostraram que os lasers de Er:YAG são muito eficazes para o tratamento de ceratoses, com melhora clínica e histológica de até 93% após apenas um tratamento.
Os tratamentos para a remoção de lesões pigmentadas podem ser melhor realizados com os seguintes sistemas de laser Fotona: