O tratamento a laser de endodontia SSP e SWEEPS da Fotona® aborda com sucesso uma grande desvantagem dos procedimentos clássicos de tratamento quimio-mecânico: a incapacidade de limpar completamente, desbridar e desinfetar sistemas de canal radicular anatomicamente complexos.
A irrigação SSP (Super Short Pulse) também conhecida como PIPS (Photon Induced Photo-acoustic Streaming) usa o laser Er:YAG para criar ondas fotoacústicas não térmicas dentro das soluções de limpeza e desbridamento introduzidas no canal. Após este tratamento fotoacústico, os canais e subcanais são deixados limpos, e os túbulos dentinários estão livres de smear layer.
A mais recente modalidade de laser Er:YAG SWEEPS® (Shock Wave Enhanced Emission Photo-acoustic Streaming) melhora adicionalmente a irrigação e a eficácia desinfetante da endodontia a laser. Usando pares sincronizados de pulsos ultracurtos, um colapso acelerado de bolhas induzidas por laser é alcançado, levando a uma emissão aprimorada de ondas de choque mesmo dentro dos canais radiculares mais estreitos.
Uma grande vantagem das tecnologias SSP e SWEEPS® está no fácil posicionamento da fonte de cavitação (a ponta de fibra emissora a laser) na câmara pulpar, a uma distância segura do terminal apical. Esta posição permite irrigação simultânea em toda a geometria endodôntica independentemente da anatomia do canal radicular e sem o risco de extrusão apical. Com SSP e SWEEPS®, o irrigante é enviado a todo o sistema do canal radicular, inclusive dentro dos canais laterais e túbulos dentinais.
A poderosa combinação das revolucionárias tecnologias SSP e SWEEPS® em laser representa uma solução única e altamente eficaz para a endodontia moderna.